As cores são fundamentais para a composição da vida, seja na arte, natureza ou moda. Um assunto a que poucas pessoas recorrem é a análise cromática. No entanto, entender mais sobre ela é fundamental para encontrar o próprio estilo e conseguir passar a imagem pessoal desejada.

Neste post, vamos explicar um pouco mais sobre o que significa essa análise das cores, como ela é feita e como funciona a paleta de cores. Para ficar por dentro do assunto, é só acompanhar a leitura. Vamos lá?

O que é análise cromática?

Trata-se de uma teoria que separa as cores em 12 diferentes grupos, tudo isso baseado nas quatro estações da natureza. Cada tipo de coloração reflete a intensidade de uma época, por exemplo, o outono está mais relacionado aos tons terrosos, enquanto a primavera é mais colorida.

E o que isso reflete na moda? A análise cromática ajuda a descobrir as tonalidades que combinam com cada pessoa. Esse processo visa observar os tons dos olhos, cabelos e pele para encontrar as cores mais harmônicas a se usar em uma produção.

As colorações que estão próximas ao rosto — por exemplo, nas blusas, acessórios, maquiagens, casacos, entre outros — conseguem amenizar ou acentuar detalhes, como olheiras, rugas, manchas etc. Sendo assim, encontrar os jogos ideais de cores é importante para melhorar a imagem pessoal e até mesmo a autoestima.

Por meio da análise, é possível definir quais tons e subtons valorizam os traços de cada pessoa, assim como é fácil identificar aqueles que não devem ser usados. A partir disso torna-se muito mais simples construir um guarda-roupas apenas com aquilo que traz mais valor a sua imagem.

Como fazer a análise cromática?

A análise cromática é feita em um ambiente com boa iluminação. No entanto, ela precisa estar na temperatura e intensidade ideal. Sendo assim, o mais indicado é usar a luz do dia, principalmente em horários como às 10 h da manhã ou 3 h da tarde. Caso opte por usar uma luz artificial, aposte em uma lâmpada que simule a iluminação solar.

É importante estar sem maquiagem, sem acessórios e com roupas básicas — de preferência, pretas ou brancas. Depois disso, são aproximados ao rosto da pessoa diversos tons, de acordo com cada estação, a fim de montar a sua própria paleta de cores.

Quando as colorações ideais forem achadas, elas são reunidas em ordem de intensidade em uma sequência chamada paleta de cores. Esses dados são importantes para serem usados na hora de comprar uma roupa nova, testar uma maquiagem e até mesmo ao visitar salões de beleza para tingir os cabelos.

Como funciona a paleta de cores?

A paleta de cores é a união de diferentes tons e subtons, seguindo um padrão. Elas são baseadas no círculo cromático, que organiza todas as colorações disponíveis de acordo com as suas características. Sendo assim, as cores podem ser classificadas como análogas (que se parecem), complementares (que favorecem umas às outras) ou opostas (que ficam em lados contrários no círculo).

A paleta pode ser monocromática, usando as diferentes intensidades de uma cor, ou customizada, reunindo as colorações desejadas. No caso da análise de tons, a segunda opção é a mais comum.

Para fazer uma análise cromática, você pode optar por dois caminhos. O primeiro é fazendo-a sozinha, com o auxílio de um espelho e uma câmera fotográfica, e o outro é procurando por um profissional em consultoria de imagem. Entendendo a importância de encontrar os tons ideais para as suas características, cabe a você escolher o que mais se encaixa de acordo com as suas necessidades.

E aí, gostou de saber mais sobre esse assunto? Então leia também como montar um guarda-roupa cápsula!