Atualmente, muitas pessoas têm falado sobre a famosa braquioplastia axilar. Você já ouviu falar sobre isso? Se a resposta foi “não”, saiba que este é um excelente momento para ficar por dentro do assunto.

A técnica cirúrgica consiste na retirada do excesso de pele presente no chamado “músculo do tchauzinho” que, normalmente, insiste em aparecer quando movimentamos o braço para acenar. Esse excesso de pele e gordura é tão difícil de ser eliminado que, em alguns casos, ele não consegue desaparecer nem com a prática regular de exercícios físicos ou uma alimentação regrada e balanceada.

E aí, não tem jeito, a maioria decide investir no procedimento para ficar com o visual em dia. Por isso, decidimos contar para você tudo sobre o processo: em que casos é indicado, como é feito e qual o seu valor. Acompanhe a leitura para saber mais!

Tudo sobre a flacidez nos braços

Antes de conhecer a fundo o que é a braquioplastia axilar, que tal entender como a flacidez atinge esse lugar do corpo? Primeiramente, há diversas razões que podem causar esse probleminha — o envelhecimento e a perda repentina de peso são os principais deles.

Ambos os fatores conseguem afetar, diretamente, as questões que envolvem a elasticidade, fazendo com que diferentes áreas do corpo percam o seu poder de rigidez e causem um grande incômodo em nosso dia a dia. Os braços são um dos pontos com mais facilidade de passar por essa mudança, principalmente, na área do tríceps ou perto das axilas e cotovelos.

Quem pode fazer a braquioplastia axilar

Um belo dia, você decide acenar para alguém e percebe, em um susto, que o seu “músculo do tchau” está mais flácido do que de costume. A partir de então, começa a realizar uma série de exercícios físicos, além de alimentação equilibrada, para contornar o problema e recuperar a firmeza da região.

E mesmo assim, percebe que todas as práticas têm sido em vão, e o seu braço continua balançando em várias ocasiões.

Neste momento, é comum muitas pessoas — a maioria mulheres — procurarem um cirurgião plástico para reverter o quadro. Mas afinal, existe algum pré-requisito para realizar essa intervenção? Abaixo, mostraremos quais são eles:

  • não ser fumante;
  • não apresentar muitas variações de peso;
  • não estar acima do seu peso ideal;
  • não apresentar doenças que possam causar riscos cirúrgicos ou demais complicações referentes à cicatrização.

Como funciona a braquioplastia axilar

Agora, chegou a hora de descobrir como o procedimento é feito. Funciona assim: com o paciente sedado, o cirurgião plástico começa a realizar as incisões na região demarcada para eliminar o excesso de pele. O tamanho desse corte também pode variar, sempre de acordo com o nível de flacidez do indivíduo.

Normalmente, a incisão é realizada na parte interior ou traseira do braço. Esse cuidado é excelente para que a cicatriz fique imperceptível e ajude no processo de autoconfiança do indivíduo. Ainda assim, vale lembrar que existem casos em que o corte pode começar na altura da axila e se estender até o cotovelo.

Dependendo da quantidade de gordura no local, o médico também pode optar por fazer uma lipoaspiração em conjunto. Assim que todo o excesso for eliminado, a pele é suturada.

Anestesia e duração da cirurgia

O cirurgião plástico pode escolher qual será a anestesia utilizada no procedimento — a anestesia geral ou local com sedação são as opções mais utilizadas. Já a duração da cirurgia costuma ser de 2 horas, sem a lipoaspiração, ou de 3 horas, caso também seja necessário eliminar o excesso de gordura.

Pós-operatório

O pós-operatório costuma ser tranquilo, exigindo somente uma semana de descanso. Inclusive, é fundamental que o paciente siga as recomendações e cuidados indicados pelo médico, como:

  • não levantar os braços por 20 dias;
  • investir na drenagem linfática para diminuir o edema;
  • usar malha compressiva e elástica por 1 mês;
  • não pegar peso ao longo dos primeiros dias;
  • evitar exercícios físicos;
  • cuidar bem da cicatriz para que ela não escureça.

Valor

Embora no Brasil o valor do procedimento não seja tabelado, é possível que você encontre profissionais que cobrem de 4 mil até 5 mil reais para realizar o serviço.

Ter um corpo definido e um tônus muscular impecável é o desejo da maioria das pessoas. Para algumas mulheres, o “músculo do tchauzinho” é um verdadeiro pesadelo, devido à dedicação extrema que se requer para deixá-lo firme — e nem sempre com resultados que as satisfaçam. A boa notícia é que, para quem se importa com isso, existe a braquioplastia axilar, uma cirurgia plástica simples, capaz de devolver a autoestima de muita gente.

Além dessa técnica mais extrema, existem outros métodos para alcançar a firmeza da pele. Aprofunde-se mais nesse universo e saiba quais são os principais tratamentos para flacidez!