O procedimento de cirurgia estética para o nariz costuma ter como objetivo oferecer uma nova formatação aos traços do órgão rinal do rosto. Algo que poucas pessoas sabem, entretanto, é que nem sempre a rinoplastia tem finalidade estética, podendo, muitas vezes, ser útil para regular as disfunções respiratórias.

Ao contrário do que muitos dizem, o processo cirúrgico é bastante simples e raramente oferece grandes riscos ao paciente. Por esse motivo, a cada dia, mais pessoas vêm aderindo a esse tratamento, seja por questões estéticas, a fim de aumentar a autoestima ou com o intuito de melhorar a qualidade de vida.

Se você se encaixa nessa descrição e tem interesse em saber mais sobre os tipos de cirurgia para o nariz, é só continuar acompanhando este post!

Tipos de cirurgia estética no nariz

Os diferentes modelos de rinoplastia são classificados por meio da finalidade do procedimento. Por exemplo, a cirurgia pode ser feita com o objetivo de redução ou aumento de volume, alinhamento da estrutura óssea, restauração pós-acidente, entre várias outras.

Rinoplastia de redução

Como o nome já diz, esse tipo de cirurgia busca reduzir a largura ou tamanho do nariz, seja na parte óssea do dorso nasal ou das asas laterais. As pessoas que buscam por essa modalidade, geralmente, incomodam-se com a desproporção no nariz em relação ao rosto e estão cansadas de usar a maquiagem para criar o efeito desejado.

Como ela se divide em duas categorias — ressecção das asas e redução do dorso —, é importante coletar, com muita atenção, o maior número de informações possíveis e apresentar ao cirurgião escolhido, a fim de que suas expectativas sejam atendidas.

Rinoplastia de aumento

Ao contrário da rinoplastia de redução, a de aumento serve para redimensionar as medidas do nariz. Ela é bastante útil para pessoas que sofreram a perda de parte do nariz, devido a algum tipo de acidente ou que tiveram uma má experiência com cirurgias anteriores.

Além disso, esse modelo de operação pode solucionar e equilibrar as desproporções causadas pelo subdesenvolvimento nasal congênito. Mas isso não impede que seja feito apenas pelo desejo do paciente em melhorar uma parte do corpo que o incomoda.

Para isso, é utilizado um enxerto com cartilagem retirada de alguma região do corpo em abundância, como a orelha, costela ou, até mesmo, o septo. Em alguns casos, também são usados ossos, extraídos de locais como cotovelo, crânio ou outros. Entretanto, com o avanço do desenvolvimento da tecnologia, materiais sintéticos, como o silicone, que têm propriedades de fácil preenchimento também estão em grande uso.

Rinoplastia pós-traumática

Esse tipo de cirurgia é feita em pessoas que sofreram lesões que modificaram a estrutura nasal, alterando também a aparência e funcionalidade do órgão. Para solucionar problemas e recuperar a autoestima, muitas pessoas optam por esse procedimento. Além disso, quanto mais rápida a rinoplastia for feita, melhor será a reversão dos efeitos do trauma.

Dicas para saber se é necessário fazer uma cirurgia

Não existe uma regra que ajude a decidir se é realmente necessário ou não passar por um procedimento cirúrgico para alterar o nariz. Isso dependerá de cada pessoa, da avaliação do médico, entre diversos outros fatores que induzem à tomada de decisão.

O importante é ponderar se, com a cirurgia, as chances de melhorar a satisfação com a própria imagem serão altas. Para saber isso, é aconselhável que um cirurgião especialista seja consultado, pois ele será capaz de passar informações mais detalhadas e aconselhar individualmente qual seria a melhor opção.

Além do mais, antes de decidir fazer uma cirurgia estética para o nariz, é uma boa ideia dar significado à atitude, entendendo os principais motivos que conduziram a essa escolha, levando em conta, principalmente, o seu bem-estar.

Gostou deste post? Então curta a nossa página do Facebook para ficar por dentro das novidades do mundo da moda!