Ao longo dos anos, muitas peças tradicionais do closet masculino foram “roubadas” pelas mulheres. Uma delas, é o clássico blazer, que foi adaptado para o público feminino graças aos trabalhos da icônica estilista francesa Coco Chanel, na década de 1920.

Com os anos, esse modelito tão tradicional foi ganhando notoriedade: primeiro, nos ambientes corporativos e, agora, nas combinações despojadas e casuais. Por isso, resolvemos vir até aqui e te ensinar como escolher blazer para arrasar em qualquer ocasião.

Extremamente versátil, essa roupa pode ser usada tanto no inverno, quanto no verão, e conversa muito bem com calças de alfaiataria, legging, shorts e, até mesmo, com saias e vestidos. Ou seja, é um verdadeiro curinga para o nosso dia a dia.

No entanto, e por conta de tamanha variedade no mercado, é comum que algumas pessoas fiquem em dúvida na hora de encontrar a peça ideal. Mas saiba que os seus problemas vão acabar agora mesmo. Acompanhe a leitura, anote as dicas e invista no seu blazer ideal!

Observe bem o corte, a costura e o caimento da peça

A primeira dica para acertar em cheio na escolha do seu blazer, é observar alguns detalhes básicos da peça, como: o corte, o caimento e a costura. Isso significa que, ao vestir o modelo, ele precisará cair perfeitamente no seu corpo, sem ficar apertado, franzido ou largo demais.

Para isso, vale a pena tirar bem as suas medidas — dos braços, do busto e dos ombros. Em seguida, compare com as medidas da peça e certifique-se de que a modelagem é a ideal para o seu tipo físico.

Lembre-se ainda, de analisar a costura da peça. Normalmente, as roupas com pontos de costura mais curtos (3 mm) são as mais resistentes. Já o interior do modelo deve apresentar um bom acabamento, sem fios soltos ou desfiando.

Verifique o comprimento

Depois de verificar o corte, a costura e o caimento, é o momento de analisar o comprimento do seu blazer. Essa etapa pode ser cumprida de acordo com o formato do seu corpo. Veja como, a seguir.

Corpo oval

Blazer Fabulous Agilita Sabrina

Mulheres que têm o corpo oval devem escolher blazers com o comprimento que ultrapasse a linha da cintura. Ainda é importante evitar os modelos com abotoamento duplo, que apresentem botões grandes ou de tonalidades extravagantes.

Corpo triângulo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já para quem tem o corpo em formato de triângulo, a dica é investir nas peças com comprimento que não seja maior que a altura do quadril. Por outro lado, está liberado o uso de ombreiras, apliques e lapelas grandes.

Corpo retângulo

O seu corpo é em formato de retângulo? Então, a dica é escolher blazers capazes de marcar bem a cintura. Você também pode criar esse efeito adicionando um cinto por cima da peça. Bem fácil!

Escolha cores básicas e versáteis

Se você está em busca de uma peça versátil e capaz de proporcionar mais praticidade ao longo da sua semana ou em viagens, dê prioridade aos blazers em tons neutros. Esse é o caso as opções em preto, azul-marinho, cinza, bege, nude ou off-white.

Aqui, também é importante destacar o efeito que determinadas cores podem causar no visual. As tonalidades claras são utilizadas por quem deseja ampliar a silhueta e se encaixam muito bem quando usadas em eventos diurnos.

Os modelos escuros, por sua vez, conseguem transmitir a impressão de que você é mais magra e alta, além de serem indicados para programas à noite e durante a temporada de outono/inverno.

Descubra como combinar o seu blazer no dia a dia

Viu só como escolher blazer é fácil? Para te dar um empurrãozinho nessa missão, também selecionamos algumas inspirações de looks para usar a peça no dia a dia. É bem simples:

  • blazer + calça jeans: excelente combinação para o escritório e happy hour;
  • blazer + shorts: ideal para quem deseja curtir um cineminha ou almoço com as amigas;
  • blazer + saia: os modelos com comprimento oversized combinam superbem com saias curtinhas.

 

 

 

 

 

 

Caso não esteja encontrando boas opções e não saiba como escolher blazer nas lojas físicas, uma boa dica é ampliar os horizontes e fazer a sua pesquisa na internet. Atualmente, o que não faltam são lojas online com roupas de qualidade e para todos os gostos, como a Katel. Aproveite e faça uma visita!