A gente entende: a correria do dia a dia nem sempre permite um closet 100% organizado. Mas não é por isso que você deve mantê-lo sempre de pernas para o ar, certo? Até porque a organização desse espaço dá mais tempo para escolher a roupa para ir trabalhar justo naquela segunda-feira que você acordou atrasada, por exemplo. Nessas horas, como perder tempo em busca de uma blusa social?

A mesma lógica vale para todas as ocasiões. Independentemente de estar atrasado, saber onde está cada peça, sapato ou acessório até facilita a combinação, sabia? E dá uma visão mais ampla e melhor de quando está na hora de passar na sua loja preferida para renovar os looks. Pensando nisso, ajudaremos você nessa verdadeira missão! Confira abaixo algumas dicas de como organizar o closet.

Organize o espaço

Para organizar o closet, não basta tirar e arrumar tudo novamente. Pelo contrário! Para garantir uma mudança real, outras etapas precisam ser incorporadas a esse processo.

Por exemplo, o seu guarda-roupas é bem definido? Iluminado? Como é a temperatura dentro dele? Todos esses fatores são importantes para garantir que as suas peças estejam não só bem guardadas, mas limpas e conservadas quando você precisar delas.

No caso da iluminação, você deve apostar em lâmpadas econômicas que, de preferência, não cansem a visão e proporcionem uma vista ampla de tudo que está guardado.

O seu closet é pequeno? Não tem problema. Aproveite para incluir alguns espelhos. Eles dão uma impressão de amplitude e um visual mais atrativo.

Outra dica válida é usar portas de correr. Nem precisamos falar como elas são práticas, não é? Ajudam nos momentos de correria.

Selecione o que você tem — e quer continuar a ter

Não dá para fugir dessa etapa. Organizar o closet também significa dar adeus àquilo que você não veste mais. Afinal, tão importante quanto comprar mais roupas e renovar o armário é abrir mão delas no momento certo.

Sabemos que não é fácil desapegar, mas procure pensar no bem que causará na vida de outras pessoas ao presenteá-las.

Seja generoso: retire tudo, separe em cima da cama e selecione o que entra e o que sai. Para ajudar, pode seguir aquela regra dos seis meses. Não vestiu no último semestre? Hora de passar adiante.

E lembre-se: isso não vale só para as peças. Doe sapatos, acessórios, bolsas etc.

Crie um espaço para os acessórios

Se você gosta de acessórios e compra com frequência, eles merecem um espaço especial no closet, certo? Depois de selecionar o que continuará, crie um espaço para colocá-los de forma que facilite a visualização e disposição quando quiser utilizá-los.

Uma dica simples para organizar é usar uma bandeja. Você pode espalhar os seus pares de brincos sobre ela. Também é possível usar um mini cabide para incluir os anéis, colares e as pulseiras.

Se não encontrar, vale a pena apostar em caixas transparentes. Só tome cuidado ao guardar para que eles não se entrelacem, certo?

Separe o que mais usa

Sabe aquela calça social que você usa, no mínimo, três vezes por semana? Então. Ela não precisa ser dobrada e colocada na gaveta sempre. Uma sugestão é usar cabides. Usou? Dobre e coloque lá. Facilita a visualização e permite mais agilidade no dia a dia, não acha?

E não precisa se preocupar em passar a roupa. Geralmente, o que é colocado no cabide não amassa. Basta arrumar direitinho para usar novamente no dia seguinte.

Uma regra que vale não só para o que mais usa, mas para as peças iguais (todos os vestidos, todas as meias etc): armazene-os no mesmo lugar. Pense em como será mais fácil se precisar de um sutiã e todos estiverem no mesmo espaço. Mais fácil, não?

Nomeie cada setor

Isso vale inclusive para closets pequenos. Uma excelente dica de arrumação é nomear cada “setor” do guarda-roupas. Antes de começar o processo, passe em uma papelaria e compre etiquetas. Conforme a arrumação avança, inclua uma em cada espaço.

Além de gerar uma visão mais organizada, você perceberá que, com o tempo, terá criado o hábito de colocar tudo em seu devido lugar. E o melhor: manterá o closet arrumado por mais tempo!

Aproveite todos os espaços livres

Um dos grandes benefícios de um closet é que ele é adaptável, isto é, você pode personalizar de acordo com as suas preferências. Desde uma mudança de cor até a inclusão de prateleiras.

Depois de organizar, você notará quantos espaços têm à disposição para customizar conforme o seu gosto pessoal — ou a sua necessidade.

Se falta lugar para sapatos, por exemplo, você pode colocar uma prateleira a mais para eles. Ou se sobrou uma gaveta, reserve-a para guardar as suas roupas íntimas, de dormir ou biquínis.

Capriche na limpeza

A dica final é clássica: capriche na limpeza do guarda-roupas. Nada melhor que saber que as suas peças estão guardadas em um local limpo, arejado, bem iluminado e perfumado, não é? Imagina o orgulho!

Limpe bem e com os produtos adequados, tirando a poeira, principalmente na área dos sapatos. Aliás, depois de usá-los e antes de guardá-los, não esqueça de deixá-los limpos para que não sujem o espaço reservado para eles, ok? Ao finalizar, coloque-os naqueles saquinhos a vácuo para evitar fungos.

Periodicamente, abra bem o guarda-roupas para permitir que o ar entre, ventilando todos os espaços.

Quase esquecemos um detalhe importante: não esqueça de fazer um antes e depois, hein? Antes de começar a arrumar, tire aquela selfie com o closet (ou cada parte dele) e, quando finalizar, faça o mesmo, comparando uma a uma. A diferença já é um incentivo para continuar mantendo-o sempre limpo e organizado, concorda?

E aí, as nossas sugestões de como organizar o closet funcionaram para você? Esperamos que não só tenham ajudado, como estimulado a usar melhor o seu armário. Afinal de contas, ele reúne alguns de seus bens mais preciosos, não é mesmo? Então, é importante assegurar que estão bem guardados e conservados.

Agora que o seu closet está organizado, que tal escolher alguns blazers para colocar nele?