Os sapatos são parte importantíssima de um look, e caprichar neles é uma ótima maneira de estar sempre bem-vestida. Por isso, saber como usar botas é fundamental, não apenas durante os meses de baixa temperatura, mas no ano inteiro.

Por esse motivo, montamos este guia de moda versátil para ajudar você a conhecer os principais modelos de botas e descobrir as ocasiões perfeitas para usar cada um deles. Preparada para saber mais sobre esse assunto? Então, não deixe de acompanhar este post!

Quais são os principais tipos de botas?

Para adentrar no mundo das botas e descobrir o seu estilo favorito, é importante saber quais são os modelos disponíveis. Como esse sapato é bastante versátil, é muito comum encontrar inúmeras versões, texturas, cortes, materiais e cores. A seguir, veja os principais!

Cano curto ou cano longo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como o próprio nome sugere, a bota de cano curto passa poucos centímetros do tornozelo. Ela combina com diversas roupas de inverno, como calça skinny, meia-calça, saias e vestidos.

Já a bota de cano longo chega bem perto do joelho. Ela é mais indicada para pessoas altas, para não fazer com que as pernas pareçam menores. Cai muito bem com casacos longos, vestidos e praticamente todos os tipos de calças.

Open boot ou ankle boot

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As open boots costumam apresentar uma abertura na parte da frente de sua estrutura, além de cano curto, chegando a se assemelhar a sandálias. Elas são ótimas para usar durante os dias mais quentes e são pouco indicadas para quem pretende alongar a silhueta, principalmente por não deixarem o tornozelo à mostra.

A ankle boot — outra integrante das botas de cano curto, com comprimento até o tornozelo — é uma boa opção para quem está em busca de um estilo glam, pois combina bastante com roupas justas, como calças skinny, vestidos, saias tubinho e casacos compridos.

Over the knee

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Essas botas são bastante compridas, cobrem boa parte da perna e podem chegar até a região da virilha. Elas são ideais para pessoas com pernas finas, pois oferecem uma ótima modelagem à silhueta.

Coturno

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O coturno, por ser inspirado nos calçados militares, apresenta alguns traços e detalhes mais pesados. Tachinhas, fivelas, salto grosso ou baixo são alguns dos adereços mais comuns. Ele orna bem com produções modernas e despojadas.

Como escolher o modelo ideal para cada ocasião?

A adequação é o ponto principal para arrasar em qualquer look. Por isso, selecionamos aqui os modelos ideais para cada tipo de ambiente.

Dia a dia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para o dia a dia, o melhor é usar um calçado mais básico, como os de cano curto ou longo, que não apresentem muitos detalhes. Calças jeans, casacos compridos e colares são o conjunto perfeito para essas botas.

Reuniões de trabalho

Em uma reunião de trabalho, o importante é transmitir seriedade. Por isso, aposte em roupas sociais, como os blazers e calças retas. Botas como a open boot e de cano curto são fortemente recomendadas. Em relação ao salto, é interessante usar um médio, tanto de espessura quanto de altura.

Festas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em festas, é permitido se soltar e investir em peças mais extravagantes. Aqui, rola uma over the knee ou a ankle boot. Para ambas as opções, aposte em diversos acessórios, como pulseiras, bolsas, colares e anéis. O importante é se lembrar de usar roupas mais justas, para que o sapato receba o destaque merecido.

Encontro com amigos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para ocasiões como um encontro com os amigos, vale a pena falar do coturno. Como o próprio item tem bastante personalidade, é interessante apostar em roupas mais sóbrias e básicas, com poucos adereços e estampas. Os acessórios são muito bem-vindos, principalmente se combinarem com os detalhes do calçado.

Agora que você sabe como usar botas e se manter estilosa, chegou a hora de conhecer uma loja especializada para que você possa encontrar os produtos com a melhor qualidade possível.

Para encontrar a bota perfeita para você, acesse o nosso site e confira os nossos modelos!