Muitas pessoas recorrem a uma dieta desintoxicante para emagrecer e essa é realmente uma estratégia saudável e eficiente. Esse tipo de alimentação ajuda na redução do excesso de toxinas que podem se acumular negativamente no organismo, chegando a acelerar o processo de envelhecimento, a dificultar o emagrecimento e a causar inchaço e acne.

Uma boa ideia para pessoas que estão interessadas em fazer uma reeducação alimentar é realizar essa desintoxicação antes de renovar os hábitos para limpar todo o organismo. Com o passar do tempo, realizar essa dieta a cada 3 meses traz benefícios à saúde física e mental também.

Para ajudar você nessa tarefa, fizemos este post explicando como funciona a dieta desintoxicante, destacando os alimentos que dão força total ao processo. Vamos lá?

Alimentos da dieta desintoxicante para emagrecer

Diversos alimentos têm propriedades desintoxicantes e antioxidantes e sua ingestão ajuda a potencializar o processo de emagrecimento. No entanto, a escolha deve ser consciente, levando em consideração o biótipo físico de cada um, as suas necessidades nutricionais e condições de saúde, ok? Portanto, não hesite em procurar um nutricionista ou profissional da área para auxiliar na escolha da dieta ideal para você.

Confira, a seguir, alguns alimentos perfeitos para auxiliar na dieta desintoxicante para emagrecer!

Salmão

O salmão é um dos peixes mais nobres que existem. Rico em ácidos graxos, cálcio, ferro, proteínas e vitaminas, ele cumpre muito bem a função de desintoxicação do organismo. Além disso, é uma ótima opção para melhorar as atividades cerebrais e cardíacas, auxiliando na otimização do condicionamento físico, além de raciocínio e lógica.

Além disso, ele consegue ajudar no emagrecimento, pois apresenta baixo índice glicêmico, aumenta a saciedade e é rico em boas gorduras, evitando o mau colesterol e picos de insulina na corrente sanguínea.

Frutas e legumes

Frutas e legumes são indicadas para qualquer tipo de dieta. Isso porque conseguem fornecer fibras, energia e vitaminas necessárias para o bom funcionamento do corpo humano, sem causar danos e excessos.

Alguns exemplos de alimentos desintoxicantes, que são bastante indicados para quem pretende emagrecer são: açafrão, beterraba, alho, repolho, couve, abacate, maçã e limão.

Gengibre

O gengibre é um alimento repleto de boas propriedades e consegue oferecer inúmeros benefícios a uma pessoa, como no tratamento de gripes e resfriados, no alívio da dor muscular, na redução da pressão arterial, controle do diabetes, entre outros. Além disso, ele auxilia na prevenção ao câncer e ajuda no emagrecimento.

Seus principais nutrientes são magnésio, ferro, potássio, vitamina B6, folato, cálcio, além de carboidratos. Se você apresenta algum tipo de doença crônica ou inflamatória, o gengibre é uma ótima opção para o controle dos sintomas.

Chá-verde

Esse tipo de chá é ótimo para quem procura emagrecer, pois ele consegue acelerar o metabolismo. Além do mais, combate a retenção de líquido, ajuda no regulamento do intestino e na digestão.

Ele também ajuda na proteção das células, retarda o envelhecimento, combate o colesterol e auxilia na prevenção do câncer. Ele é um ótimo substituto de refrigerantes e café, afinal também tem cafeína em sua composição, o que ajuda a dar energia para enfrentar o dia.

Além de consumir esses alimentos que ajudam a manter uma dieta desintoxicante para emagrecer, a ingestão de água é essencial para garantir os resultados desejados. O ideal é que um adulto beba entre 2 e 3 litros de água por dia — mais precisamente 35% do seu peso convertidos em mililitros de água. Portanto, não se esqueça de manter, além da alimentação, a hidratação em dia.

Gostou do post? Então não deixe de compartilhar em suas redes sociais para que seus amigos também descubram como funciona uma dieta desintoxicante!