O estilo clássico é aquele que consegue unir, com muita facilidade, a praticidade à elegância. Peças desse tipo são essenciais para transmitir uma sensação de seriedade e responsabilidade por meio do look. Por isso, ele é muito usado por mulheres empresárias ou que ocupam altos cargos em uma empresa.

Por ser tão importante, criamos um post especial para falar desse estilo tão amado pela moda feminina. Tem interesse em conhecer mais sobre ele? Então, confira algumas dicas de como usá-lo e quais são as suas principais peças.

Quais são as peças essenciais do estilo clássico?

A primeira coisa a ressaltar sobre esse estilo é que ele é totalmente atemporal. Portanto, as suas peças nunca saem de moda, independentemente da tendência do momento, época ou estação. Por isso, é muito mais fácil para encontrar roupas de qualidade e de longa durabilidade.

Veja a seguir as peças que não podem faltar no armário na hora de aderir ao estilo clássico!

Saia lápis

A saia lápis é aquele modelo que tem um comprimento maior, chegando a alguns centímetros abaixo do joelho. Além disso, tem cintura alta e caimento reto, ideal para atribuir um pouco mais de formalidade em um look. Por ser mais justa, ela valoriza a silhueta, reforçando os traços da cintura e quadril.

Vestido preto

Certamente você já ouviu falar do pretinho básico, não é mesmo? Ele tem um corte simples, com linhas retas, poucos detalhes e é incrivelmente versátil, podendo ser usado nas mais variadas ocasiões, inclusive as informais. Caso você queira atribuir um ar mais clássico ao look, combine com um scarpin vermelho ou preto.

Blazer

O blazer é outra peça versátil, que pode ser usada em ambientes corporativos e até mesmo nos momentos de lazer. Se você tiver um compromisso mais descontraído após o trabalho, como um jantar com a família ou um happy hour com os amigos, o blazer é o item ideal para complementar o look, por se adaptar a qualquer ocasião e equilibrar composições ousadas.

Apenas evite usá-lo em situações que pedem por muita formalidade. Além disso, invista nas estampas, como o xadrez ou listrado, e nos materiais diferentes para dar um toque a mais na composição.

Camisa branca

A camisa social feminina, principalmente na cor branca, é totalmente elegante e faz parte das peças-chave para se ter dentro de um guarda-roupa. Além de se adequar bem com o ambiente sério, ela pode ser combinada com outros elementos como a calça jeans, dando mais casualidade ao visual.

Como fazer combinações com sapatos e acessórios?

Para combinar peças do estilo clássico, basta apenas usar a criatividade e o bom senso. Buscar pelo equilíbrio do look é fundamental para não errar na escolha. Como as produções tendem a passar uma imagem mais séria, e se o seu objetivo é deixá-las mais casuais, vale a pena apostar nos acessórios para quebrar a formalidade, principalmente nos mais compridos ou com cores diferentes.

No entanto, caso você pretenda manter o visual com uma pegada mais formal, uma boa ideia é apostar nos sapatos de salto alto. Como você viu, o scarpin é um grande aliado da moda clássica, mas a sandália de tiras, o oxford, a sapatilha, e o mocassim também combinam com roupas desse padrão. Quer saber mais sobre eles? Acompanhe!

Scarpin

Esse clássico não pode faltar no guarda-roupa de uma mulher. Como ele dá um tom mais sofisticado aos looks, esse sapato também consegue quebrar uma montagem mais despojada, por isso, é frequentemente escolhido para ir ao trabalho, por exemplo. O scarpin cai bem tanto com uma saia lápis e uma camisa de alfaiataria como com uma calça jeans destroyed e uma camiseta básica, ou seja, é clássico e atemporal!

Um dos grandes benefícios desse calçado é que ele atende aos gostos de todas as mulheres. Isso porque, se o salto muito alto for um problema, existem modelos de scarpin com apenas 4 cm. Ideal para quem tem uma rotina mais atarefada, dinâmica e não abre mão do conforto, mas também quer estar bem-vestida.

Já para as mulheres que querem dar aquela valorizada na altura, tem os stilettos, com salto a partir de 10 cm. Quanta versatilidade, hein? Outra opção são os bicos: o tipo mais comum e associado ao modelo é o fino, mas hoje há alguns mais arredondados, outros mais quadrados, para todos os estilos e preferências!

Mocassim

Essa peça se tornou clássica na década de 1990 pela sua originalidade e conforto. Nos últimos anos, voltou com força total para o guarda-roupa feminino. O mocassim é um dos irmãos da notável sapatilha. Apesar de ter sido inicialmente criado para os homens, a cada dia ele comprova seu valor para as mulheres fashionistas.

O look é mais casual? Vai bem com um mocassim. Está se arrumando para outro dia de trabalho? Ele fecha a combinação com chave de ouro. Trata-se de uma das melhores opções quando o assunto é estilo clássico. Se você quer investir nesse modo de vestir, nem pense duas vezes: escolha um mocassim!

Oxford

Você, consumidora de conteúdo de moda, já percebeu que o conforto é um dos itens mais relevantes e considerados hoje em dia na hora de fazer compras? Não só o design, a marca ou o preço; confirmar se o calçado é agradável de usar e testar sua funcionalidade no dia a dia viraram hábitos comuns entre as fashionistas. E foi essa preocupação que, inclusive, ajudou a destacar modelos como o oxford.

Assim como o mocassim, ele foi inspirado em sapatos masculinos e até tem uns traços relacionados, mas, de modo geral, pode-se dizer que a peça tem tudo a ver com a mulher clássica, que adora jeans, seja calça ou short.

Sapatilha

Impossível não ter ouvido falar a respeito ou não ter um mísero par no guarda-roupa para chamar de seu. Antes, apenas sinônimo de conforto; hoje, um modelo indispensável que atende todas as idades e preferências. O sucesso da sapatilha a tornou cada vez mais democrática e estilosa: tem lisas, estampadas, de bico fino, bico arredondado… Elas são adaptáveis a qualquer ocasião.

Foi assim que ela entrou de vez para o time dos clássicos. Com certeza você tem uma! Dê uma olhada nestes pares e escolha o que mais tem a ver com seu estilo. É muito provável que você não consiga escolher apenas um!

O que considerar na hora de escolher as peças?

Para escolher qualquer tipo de roupa, é importante pensar na ocasião em que você vai vesti-la. Além disso, avaliar a qualidade do tecido, as cores e os cortes também é essencial para encontrar as peças perfeitas.

Outra dica é pensar nos itens que você tem em seu guarda-roupa e tentar combinar mentalmente com aqueles que você pretende comprar. Dessa forma, você evita levar algo que não conseguirá usar por falta de combinação.

Aderindo ao estilo clássico fica muito mais fácil se vestir de maneira elegante e supersofisticada. Além do mais, você ainda pode mesclar peças de estilos mais casuais, para montar looks únicos e ainda mais maravilhosos.

Gostou do nosso post? Então, siga nosso perfil nas redes sociais para conferir mais conteúdos como este! Estamos no Instagram, no Facebook, no Pinterest e no Twitter!