Basta ler um blog de moda para ver alguém falando sobre estilo pessoal, não é mesmo? O fato é que isso é muito importante para definir as roupas, sapatos, acessórios e maquiagens ideais para cada pessoa.

Ter a capacidade de identificar os próprios gostos e procurar por peças que evidenciem essas preferências é fundamental para se sentir bem com a própria imagem e aumentar a autoestima. Por mais que pareça ser apenas um detalhe, esse é um ponto que merece atenção.

E não é à toa que resolvemos criar este post. Nele, reunimos algumas dicas básicas para inspirar a encontrar o seu próprio estilo. Tem interesse em se descobrir e montar um vestuário de acordo com a sua personalidade? Então continue lendo!

Conheça o seu próprio corpo e preferências

O primeiro passo para ter uma boa autoestima é o autoconhecimento. E o que isso tem a ver com estilo pessoal? É simples: o seu modo de se vestir precisa refletir o que você gosta e principalmente o que você é.

Tire um tempo do seu dia para conhecer melhor o seu próprio corpo. Não tenha medo de se encarar de frente ao espelho e identificar aquilo que você gosta em si mesmo e aquilo que gostaria de mudar.

Com isso, é possível definir os modelos de roupas, calçados e demais peças do vestuário que favorecem as suas melhores características e que disfarçam aquelas que você não gosta muito.

Além disso, o autoconhecimento promove também a compreensão de suas preferências. Assim, é possível identificar as cores que mais combinam com a sua personalidade, as estampas e texturas que fazem com que você se sinta bem, além dos cortes que valorizam o seu corpo.

Considere o seu estilo de vida

Outro fator importante para selecionar as peças que devem estar em seu guarda-roupa é a sua rotina. É preciso entender o seu estilo de vida para que as suas roupas, sapatos e acessórios sejam adequados e contribuam com as suas atividades.

Por exemplo, se você ama praticar esportes e está o tempo inteiro em busca de atividades físicas, provavelmente o seu estilo é esportivo. Já se você gosta de estar em contato com a natureza, apostar em peças com tons terrosos e que remetem a esse ambiente farão com que você se sinta muito mais feliz.

Busque inspirações

Fazer pesquisas sobre moda e acompanhar modelos e influencers nas redes sociais não faz mal algum, pois é muito útil para buscar inspiração — desde que você não se compare negativamente com elas.

Você não seguiria alguém que produz um conteúdo que não cause interesse nas redes sociais, certo? Isso indica que as pessoas que você segue podem servir de grande inspiração para encontrar o seu próprio estilo.

Por isso, observe a forma como elas se vestem e observe se essa não é a maneira que você gostaria de estar se produzindo. Assim, você pode encontrar as peças que você gosta e montar o seu estilo.

Por mais simples que seja, encontrar o seu estilo pessoal tem um poder enorme para influenciar o seu bem-estar. Afinal, a autoestima está intimamente ligada à imagem e ela é muito importante para uma vida saudável. Portanto, nunca deixe de buscar cada vez mais o autoconhecimento e de fazer aquilo que você se identifica e se sente bem.

Este conteúdo foi útil para você? Então que tal saber um pouco mais sobre o estilo esportivo?