Você tem um compromisso em algumas horas, resolve se arrumar e quando abre o armário não encontra nada para vestir, mesmo estando cheio de roupas? Essa é uma situação que várias pessoas passam e realmente se incomodam. Afinal, é muito difícil manter um espaço prático e funcional com todos os pertences. Para resolver esse problema, surgiu o guarda-roupa cápsula.

Criado na década de 1980 pela estilista Donna Karan, esse conceito aborda a praticidade na hora de se vestir, isto é, conservar apenas as peças que você sabe que usará. Com as necessidades do mundo contemporâneo, essa ideia voltou com tudo e vem ajudando muita gente. Quer conhecer mais sobre o guarda-roupa cápsula? Então é só continuar lendo este post!

O que é o guarda-roupa cápsula?

O armário-cápsula reúne uma determinada quantidade de peças que combinam entre si para serem usadas durante alguns meses. A intenção é reduzir o consumo, comprando pouco, porém com qualidade.

Geralmente, esse guarda-roupa contém entre 30 e 40 itens, divididos entre cerca de 10 sapatos, 10 partes de baixo (calças, saias, bermudas etc.), 10 partes de cima (blusas, bodys, croppeds, batas e afins), 5 casacos e 5 vestidos.

Por que é uma tendência interessante?

Esse estilo de armazenamento virou uma tendência principalmente pelo consumo consciente. Com a degradação do meio ambiente, junto ao grande acesso a fast shops, é comum começar a consumir de forma desajustada, muitas vezes gerando problemas indesejados.

Controlando o consumo, é possível pensar melhor na hora de decidir comprar algo, além de optar por produtos melhores e mais duráveis, mesmo que sejam um pouco mais caros de início.

Além disso, a produção de lixo é reduzida. Por isso, o guarda-roupa cápsula anda junto com a ideia de reciclagem e doação. Dessa forma, você não só economiza dinheiro e tempo — pois é mais fácil manter a organização e decidir mais rápido o look —, como também contribui com a sociedade e a natureza.

Como montar o guarda-roupa cápsula?

A primeira coisa para se fazer é descartar os artigos que você não usa, mantendo apenas os essenciais,dentro da quantidade básica de peças. Depois disso, fique um período de 3 meses sem fazer compras, evitando novas acumulações. Aproveite esse tempo para economizar dinheiro e investir futuramente em peças de melhor qualidade. Veja mais dicas para ter um guarda-roupa organizado e minimalista!

Considere o seu lifestyle

Pense no seu estilo de vida, na sua rotina de atividades e tente definir aquilo que é essencial para se ter dentro do guarda-roupa a fim de atender a todas as suas necessidades sem acumular muitas coisas.

Conheça seu próprio estilo

Antes de comprar algo novo, pense naquilo que você gosta de vestir. Manter os itens que seguem esse padrão é importante para que você se sinta mais confortável com os seus looks e para que eles reflitam mais a sua personalidade.

Faça um orçamento

Pense quanto do seu dinheiro você quer investido em roupas, sapatos, acessórios, entre outros. Depois disso, faça uma média daquilo que você quer preservar e calcule se está dentro desse orçamento. O mesmo vale na hora de comprar novas peças.

Defina uma paleta de cores

Esse processo é ainda mais simples se você separar uma sequência de colorações que combinam com o seu tom de pele, cabelo e olhos. A partir disso, mantenha apenas as roupas que estão dentro dessa paleta de cores. Se achar necessário, não hesite em procurar ajuda de uma consultora de estilo.

Liste as suas marcas e lojas favoritas

É sempre muito bom vestir aquilo que gosta e isso inclui as marcas de roupas. Faça uma lista com as lojas que você mais se identifica e com os produtos que elas vendem. Dessa forma, fica ainda mais fácil definir o seu gosto e estilo.

Como você viu, um guarda-roupa cápsula é bastante útil para ter uma vida mais prática, sustentável e econômica. Aposto que você sentiu vontade de desapegar daquilo que não usa mais, não é mesmo? Aproveite e doe esses itens para campanhas de arrecadação para famílias carentes ou para quem você sabe que está precisando.

Gostou do conteúdo? Então veja também como usar tênis e deixar o look ainda mais elegante!