Não é de hoje que os tênis estão presentes nos guarda-roupas das mulheres. O que muitas pessoas não sabem, no entanto, é como usá-los em diferentes situações e ficar com o look elegante.

Historicamente, os tênis eram usados para obter mais conforto e realizar atividades físicas. Porém, esse calçado está ganhando cada vez mais espaço e modelos — e a boa notícia é que dá para combinar esse item com quase tudo!

Pensando nisso, criamos este post para mostrar diversas opções de como usar tênis e fazer com que você se apaixone ainda mais por esse calçado. Continue a leitura e confira!

Veja como montar um look elegante com tênis

Tênis + calças jeans

As calças jeans podem ser consideradas peças curingas para se ter em diferentes modelos, tonalidades e tamanhos, para montar diversas combinações — desde as mais despojadas, até as mais produzidas.

Para o dia a dia, a combinação com tênis pode ser feita com uma blusa mais simples ou com uma estampa leve. Nos pés, prefira modelos mais confortáveis e despojados.

Para looks mais arrumados, o ideal é vestir uma parte de cima mais produzida, com muitos detalhes, e finalizar com acessórios. Aposte nos tênis mais coloridos ou com brilhos e aplicações.

Tênis + saias

Engana-se quem pensa que tênis e saias não combinam! Juntas, essas peças formam looks bonitos e estilosos. Saias mais coladas ao corpo pedem blusas mais larguinhas, e a combinação com tênis vai depender se a roupa é lisa ou estampada.

Saias longas ou midi também ficam lindas com esse tipo de calçado — nesse caso, prefira os mais baixinhos e com detalhes. Para looks de inverno, a combinação tênis, saia e meia calça é fashion e fica um charme. Os vestidos também ficam ótimos com tênis — aqui, vale as mesmas dicas de comprimento e tipo das saias.

Tênis + shorts

Uma combinação que sempre funciona é shorts e tênis — com esses dois, não tem como errar! Afinal, os shorts jeans estão entre os queridinhos das mulheres.

Para montar um visual casual e alegre, aposte em blusas mais coloridas ou estampadas. Já para um look para a balada, a dica é usar shorts de alfaiataria — eles são modernos e vestem muito bem —, uma blusa mais arrumadinha e acessórios.

Tênis + blazer

Os tênis funcionam bem com praticamente todas as roupas — e, com o blazer, não seria diferente. Esse é um tipo de casaco que consegue deixar o look mais alinhado e profissional.

Por isso, para o dia a dia no trabalho, aposte na junção de tênis e blazer. Para uma festa social ou happy hour da empresa, você pode combinar o blazer com um vestido ou uma saia mais descontraída.

Tênis + chapéu

Combinar as peças de roupas é legal, mas que tal pensar nos acessórios? Como o tênis é muito alternativo, você pode combiná-lo com um chapéu para criar duas propostas diferentes: uma descolada e outra mais chique. Mas não se preocupe: nas duas situações, estará com um look elegante.

Para um evento com os amigos ou encontro informal, experimente um tênis preto liso, sem muitos detalhes, com um chapéu panamá. Complemente com um óculos de sol e uma camiseta com short de alfaiataria. Você vai arrasar!

Se o compromisso pedir um pouco mais de estilo, é a vez de usar a criatividade. Que tal um chapéu floppy, aquele que tem abas maleáveis e curvadas? Ele vai muito bem com o top cropped e saia midi, ou até um vestido mais trabalhado, modelado no corpo e com estampa atrativa.

Tênis + colete

Outra possibilidade de usar tênis e continuar elegante é combinando-o com um elemento de destaque, como uma terceira peça sobreposta. O colete, por exemplo, cria um visual clássico, refinado, feminino e versátil. Para o dia, experimente um vestido soltinho, com marca na cintura e um colete jeans com tênis branco. O resultado é um look moderno e sofisticado.

Já para a noite, o ideal é caprichar nos acessórios. Que tal uma calça de couro com tachas e uma blusa soltinha, com uma estampa delicada? Nos pés, use um tênis preto ou nude com sola branca de, pelo menos, dois dedos de altura. Esse tipo de calçado deixa a mulher mais alta e chique. E, para fechar com chave de ouro, opte por um maxi colete com comprimento semelhante ao da saia e textura: pele sintética, franjas ou com transparência.

Tênis + vestido

Já falamos dessa combinação anteriormente, mas vale a pena destacá-la. Afinal, essas duas peças têm muito em comum: são versáteis, confortáveis e oferecem muitas possibilidades. Seja de dia ou à noite, a combinação tênis e vestido sempre é uma ótima escolha.

E o melhor é que você pode usar a sua imaginação e criar muitos looks. Por exemplo, o tubinho com um tênis mais delicado, o midi com um tênis mais alto e até o vestido evasê com tênis de cano alto. Que tal o vestido ciganinha com o tênis flatform?

Conheça mais algumas dicas para usar tênis

Uma combinação que dá certo são os vestidos esportivos com tênis estruturados. E, quando não souber que tipo de calçado combinar, opte pelo slip: ele é praticamente um curinga no armário. Ou seja, experimente, crie, inove, inspire-se e faça o seu estilo!

Tenha pelo menos dois tênis básicos (branco e preto) e escolha outros para serem elementos de destaque nas produções. Pode ser colorido, estampado, com sobreposições ou texturas. Confira as tendências de moda e veja como adaptá-las ao seu estilo para se sentir segura, confortável e poderosa.

Aceite a opinião das pessoas próximas, como amigas e familiares, mas saiba que o espelho é o melhor termômetro. Se você vestir e não gostar, é hora de refazer a produção ou apenas mudar os elementos. Afinal de contas, a moda é uma expressão pessoal e deve carregar a sua personalidade.

Agora que você já sabe como usar tênis e fazer combinações incríveis, dá até vontade de começar a montar os seus looks elegantes, não é mesmo? Lembre-se de que, independentemente da peça, o importante é se sentir bonita e confortável.

Para aumentar a sua inspiração, confira o nosso artigo sobre estilo esportivo e inove nas suas produções!