Mesmo com o dia a dia agitado, é muito importante criar o hábito de praticar uma rotina de exercícios. Afinal, o corpo não foi feito para ficar parado, não é mesmo?

O ideal é encontrar uma atividade física que proporcione prazer, seja andando de bicicleta, correndo na orla ou caminhando no parque. Com isso, é possível ter uma vida com mais saúde, tanto do corpo quanto da mente.

Para saber mais sobre como montar uma rotina de atividades físicas sem complicações, continue a leitura e fique por dentro das dicas que preparamos para você!

Estabeleça metas e limites

Defina as suas metas ao começar a rotina de exercícios, como ganhar um percentual de massa magra ou perder 5 kg em 2 meses. Isso ajuda a manter o foco em dia, tendo em vista que você se sentirá estimulada a alcançar os seus objetivos.

Também é essencial estabelecer limites. Afinal, não vale a pena ir além do seu condicionamento físico simplesmente para tentar bater as metas mais cedo. Não respeitar as suas limitações faz com que você corra o risco de sofrer lesões e luxações musculares. Portanto, cuide da sua saúde e aceite o processo de evolução física gradativa.

Procure uma atividade física que seja prazerosa

No início, pode ser difícil encontrar uma atividade física que traga prazer. O fundamental é não desistir até achar um exercício que se encaixe em seu perfil.

Por exemplo, se você começou a correr, mas achou essa prática muito intensa, tente outra coisa, como natação, caminhada, ioga etc. Com o tempo, você descobrirá o esporte mais prazeroso para você.

Pare de criar desculpas

Sabe aquela história de que as atividades físicas vão fazer parte da rotina depois do ano novo, assim que o carnaval passar, entre outras definições que só servem para postergar uma vida com mais qualidade?

Se você se identificou, nossa dica é: chega de desculpas! O mais difícil é começar, logo, inicie uma rotina de exercícios o quanto antes e passe dessa fase o mais rápido possível. Depois, é só aproveitar os benefícios que os exercícios proporcionarão para a sua vida.

Separe um tempo do seu dia para movimentar o corpo

O ideal é que você sempre separe um horário do seu dia para fazer alguma atividade física. Com isso, fica mais fácil criar um hábito constante e diário. Caso haja algum imprevisto com o horário estipulado, improvise!

Por exemplo, se você chegou muito tarde do trabalho e ainda precisou dedicar mais tempo arrumando o lar e ajudando as crianças com as tarefas da escola, faça um treino funcional em casa mesmo. Para isso, conte com vídeos de profissionais qualificados, que podem ser encontrados gratuitamente ou comprados na internet e em aplicativos. 

Lembre-se de que é muito importante contar com a ajuda de um profissional da área para acompanhar os seus treinos, principalmente se você não estiver muito familiarizada quanto às atividades físicas ideais para fazer parte da sua rotina. Desse modo, evita-se lesões, e você sempre terá alguém para motivá-la a sair da vida sedentária.

Agora que você já sabe como criar uma rotina de exercícios prática e simples, que tal curtir a nossa página no Facebook? Assim, você fica sempre por dentro de todas as nossas novidades!