Os superalimentos recebem esse nome por serem ricos em nutrientes. No geral, eles não se diferem em nada dos demais. No entanto, conseguem fornecer inúmeras vantagens à saúde de quem os consome, ainda que em pequena quantidade.

Diabetes, pressão alta, doenças crônicas, Alzheimer e câncer são alguns exemplos de condições que podem ser potencialmente evitadas com o consumo frequente de alguns alimentos tidos como super.

Por esse motivo, reunimos os principais superalimentos para que você e a sua família possam conhecê-los e incluí-los no cardápio diário. Quer conferir? Então, continue a leitura!

Grãos e sementes

Os grãos e as sementes, além de nutritivos, são itens que promovem a saciedade, contribuindo também para o bom funcionamento do organismo e a aceleração do metabolismo. A seguir, confira alguns exemplos de superalimentos dessa categoria!

Chia

A chia é uma semente conhecida por contribuir para um emagrecimento saudável. Além disso, ela promove a redução de chances de diabetes, devido à grande quantidade de fibras em sua composição.

Linhaça

Provavelmente, você já ouviu falar dos benefícios do consumo da linhaça para amenizar sintomas menstruais e da menopausa, não é mesmo? Ela também é rica em fibras, ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, diminui a chance de desenvolver doenças cardiovasculares e conta com ômega 3 em sua composição.

Lentilha

Assim como linhaça e chia, a lentilha é rica em fibras e proteínas vegetais. Por esse motivo, se tornou uma das queridinhas para a substituição dos produtos de origem animal nas dietas vegetarianas e veganas.

Verduras e legumes

As verduras e os legumes são frequentemente usados como guarnições e saladas nos cardápios de muitas pessoas. No entanto, existem alguns superalimentos desse grupo que favorecem ainda mais a saúde. Confira!

Batata-doce

A batata-doce é rica em carboidratos, ácidos graxos, potássio, zinco, magnésio, ômega 3 e uma porção de vitaminas. Essas propriedades contribuem para a prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e problemas na visão.

Espinafre

O segredo da força do personagem Popeye é um vegetal de folha escura. Essa cor faz que o espinafre seja um ótimo aliado para a qualidade do sangue, evitando doenças como a anemia. Além disso, os seus nutrientes ajudam a aumentar a vitalidade e energia no dia a dia.

Acelga

Rica em fibras, a acelga é útil para resolver problemas intestinais, prevenir ou controlar o diabetes, atuar contra os radicais livres e proteger o coração e os olhos, entre vários outros benefícios.

Frutas

Por sua vez, as frutas são deliciosas opções para a sobremesa ou preparação de sucos e vitaminas. Veja, a seguir, algumas que compõem o grupo dos superalimentos!

Abacate

Se a sua avó era daquelas que sempre insistiam para que você comesse abacate, ela não estava errada. Esse alimento é rico em gordura boa e promove o controle do colesterol e da circulação sanguínea. Também é ótima para hidratar a pele e os cabelos.

Pitanga

Os nutrientes da pitanga atuam na prevenção de doenças cardiovasculares, respiratórias e inflamatórias. Além disso, esse superalimento é ótimo para manter a pele hidratada e jovem, livre de espinhas e cravos.

Uva-passa

Além de ser muito energética, a polêmica fruta do Natal é ótima para melhorar a digestão, saúde dos ossos e visão. Ainda previne doenças cardiovasculares e é afrodisíaca. Tudo de bom, não é mesmo?

Apesar de serem nutritivos e eficientes, os superalimentos não são suficientes para garantir a saúde. Para ter mais qualidade de vida, é importante adotar hábitos como beber bastante água, praticar exercícios físicos, ter noites bem dormidas, viver com boas companhias e cultivar hobbies, entre outros. Por isso, cuide da sua alimentação, mas dê atenção à sua saúde física e mental.

Gostou deste post? Então, deixe um comentário e conte qual é o seu superalimento favorito!