Se existe um item indispensável e clássico na vida de uma mulher, esse é a bolsa. Não se trata apenas de um acessório para complementar um visual, ele carrega uma funcionalidade muito importante no nosso cotidiano. Afinal, onde você leva o seu batom, carteira, celular, agenda, chaves, espelhos e maquiagem? Mas, dentre tantos modelos disponíveis, quais os tipos de bolsas femininas must-have?

Neste texto, você vai descobrir as características de cada peça e em quais ocasiões usá-las.

Clutch

Tão pequena que cabe na palma da mão! Também chamada de carteira por ser menor e mais estruturada, essa peça é recomendada para eventos formais, como cerimônias, coquetéis e festas de gala. A clutch tem diferentes formatos, em designs cada vez mais inovadores. 

Podem ser maleáveis, com detalhes e bordados em pedrarias, ter um apoio para os dedos (como um anel), aplicações de metais e até joias. E apesar do tamanho pequeno, algumas clutchs de grife podem custar o valor de um carro popular.

Esse modelo é ideal para eventos mais sofisticados, como casamentos e festas de formatura. Nessas situações, o item funciona mais como um complemento do look do que como um acessório para guardar objetos. Portanto, use a criatividade e aposte num modelo fashion.

Handbag

Esse é o modelo de bolsa mais comum, muito utilizada para ir ao trabalho, faculdade ou para quem vai passar o dia em compromissos externos. Por ser de tamanho médio a grande, ela tem espaço suficiente para os itens que acompanham uma mulher durante o dia. Normalmente tem alças para os ombros e para as mãos e uma tira opcional para levá-la a tiracolo.

Feita nos mais diferentes materiais, costuma ter uma estrutura mais firme para sustentar os objetos e deixar a mulher mais elegante. Vale a pena ter uma em tons neutros como nude e caramelo para acompanhá-la nas mais variadas situações. É um verdadeiro coringa e não pode faltar no seu armário!

Bagpack (mochila)

Para viagens, passeios de moto ou mesmo para quem tem um estilo alternativo, a mochila é uma boa opção. O modelo tem várias divisórias internas, o que ajuda a estabelecer e manter uma organização. A praticidade de manuseio e o conforto — distribuição do peso nos dois ombros — são as suas principais vantagens.

Mesmo carregando uma pegada esportiva, o item pode ser sofisticado. Há mochilas com designs minimalistas, modernos e básicos. Normalmente são feitas em couro ou com tecidos esportivos. As grifes também apostam nesse modelo e criam suas próprias versões do produto. Ou seja, tem para todos os gostos.

Shopping bag e Hobo

Sabe aquele dia que começa na academia, passa pelo trabalho e finaliza em um happy hour? Muitas vezes não há tempo hábil para passar em casa e trocar de roupa, por isso o ideal é sair preparada. Nessas ocasiões, a Shopping bag — também conhecida como bolsa totem — e a Hobo são mais recomendadas. 

O primeiro modelo, também chamado de bolsa executiva, lembra uma sacola, grande e bem estruturada, para guardar absolutamente tudo. O segundo tipo é um pouco menor e leva o formato de lua, ou seja, consegue ser espaçoso e compacto, além de carregar muito estilo.

Shoulder bag

Vai a um show ou festa mais descolada? Que tal levar uma bolsa pequena como uma pochete e carregada de estilo? Essa é a Shoulder bag, que lembra bolsas de proteção de câmera fotográfica. Ela pode ser levada a tiracolo ou transpassada, na altura do quadril ou um pouco abaixo do peito.

Com formato retangular, ela é ideal para colocar o celular, documentos, cartões e chaves. Ou seja, você leva o básico de forma confortável, sem atrapalhar os seus movimentos de dança. São tantos modelos disponíveis, que você vai querer levá-la para todos os lugares!

Crossbody

A bolsa crossbody é aquela que usamos com a alça cruzando o nosso tronco. É bastante democrática e costuma agradar a todos. É apresentada nos formatos mais variados possíveis: quadrado, retangular, redondo, hexagonal, etc. No inverno é usada como uma camada e no verão pode ser a peça principal. 

A Crossbody pode vir em materiais delicados como o crochê ou no clássico couro. A alça pode ser estampada para dar mais alegria ao acessório. Também pode ser usada como ponto de cor para deixar o look mais moderno. E as adaptações são bem-vindas: a clássica Chanel, com alças de correntes, usada transpassada se transforma em uma linda crossbody.

Carteira

Pode parecer simples, mas a carteira é fundamental e capaz de transformar uma produção. Seja em eventos informais ou em um happy hour, esse modelo é super bem-vindo. Com espaço para o essencial, ela pode ter diferentes designs, cores, texturas e deixar o look ainda mais estiloso.

Mala

Esse modelo é muito específico, não poderia faltar nesta lista. Afinal de contas, quem disse que não dá para ter estilo ao viajar? Muitas vezes é possível combinar a mala maior com a de mão, deixando o aerolook ainda mais charmoso. Vale a pena investir em um modelo de mala mais estruturado, resistente e fashion.

Há modelos mais básicos, com cores neutras e detalhes, outros com estampas, personalizados e até de grife. Para quem vai do trabalho direto para o aeroporto ou do aeroporto para um compromisso, é recomendado ter um tipo mala que carregue não só os seus itens pessoais, mas o seu estilo.

Não vai viajar, mas precisa de um modelo maior? As maletas são um modelo intermediário, ideais para carregar notebooks, livros e demais acessórios. São ótimas para o trabalho e reuniões externas.

Bolsas de qualidade

Antes de comprar uma bolsa, verifique a qualidade do material. É melhor optar pelo consumo consciente e investir a longo prazo do que adquirir um item com validade. As bolsas Katel, por exemplo, prezam pela durabilidade, conforto e beleza. E lembre-se: a bolsa não pode exceder 10% do peso do seu corpo, pois causará problemas de má postura.

Sejam grandes, pequenas, a tiracolo, transpassadas, de mão, lisas, texturizadas, coloridas ou neutras, elas são fundamentais. E agora que você já conhece os diferentes tipos de bolsas femininas e a importância de adquirir produtos de boa qualidade, não terá dificuldades em escolher o acessório quando for sair. Combine o seu charme com a elegância do item e arrase!

Se você gostou do artigo e não vê a hora de colocar essas sugestões em prática, confira as novidades do mundo das bolsas e monte looks incríveis!