Uma das maiores vantagens de viajar é conhecer os pratos típicos do local. Essa curiosidade de apreciar a comida de um lugar, durante uma viagem, é conhecida como turismo gastronômico.

Essa modalidade vem ganhando força ao longo dos anos, afinal, quem não ama apreciar uma culinária diferente e ainda aproveitar as diversas paisagens e experiências culturais que um destino pode proporcionar?

Sendo assim, listamos 3 dos principais destinos — nacionais e internacionais — de turismo gastronômico para incentivar você e sua família a conhecê-los e experimentar os pratos da região. Tem interesse nesse assunto? Então, acompanhe este post e confira!

1. Salvador (Bahia)

Vamos começar por uma das mais famosas cidades nordestinas: Salvador, que já foi capital do país, tem tanta história que é impossível não se sentir maravilhado ao visitar esse local. Além disso, por ser litorânea, já dá pra sentir água na boca só de imaginar os inúmeros pratos com frutos do mar e peixes.

Principalmente por razões históricas, a culinária da capital baiana é inspirada na gastronomia africana. Não é à toa que um dos temperos mais usados na região é o azeite de dendê. 

Alguns dos pratos mais conhecidos são acarajé, vatapá, bobó de camarão, caruru e moqueca, entre muitos outros. Todos eles recebem algum tipo de fruto do mar, geralmente camarões, e um tempero marcante.

2. Lima (Peru)

O Peru é um dos lugares mais escolhidos pelos turistas, tanto pela sua baixa temperatura, devido às altas altitudes, quanto pela beleza de suas paisagens. Além disso, a World Travel Awards elegeu pela sétima vez o país como o melhor destino culinário da América do Sul.

A culinária peruana tem influência de diversas regiões, como a africana, chinesa e indígena. Como resultado, alguns dos pratos tradicionais são o ceviche, tiradito, choritos a la chalaca e tequeños, entre outros.

Boa parte deles combina algum carboidrato, como arroz ou purê de batata, com frutos do mar ou peixes. Além disso, devido à influência espanhola, não é difícil encontrar pratos que tenham frutas — como o abacate — e tomate.

3. Toscana (Itália)

A Itália é um dos principais destinos europeus. Esse território histórico, repleto de monumentos famosos e paisagens bucólicas, com toda a certeza, é capaz de proporcionar ótimas experiências.

Esse país também é muito conhecido pela sua culinária, que se difundiu por todo o mundo. Massas, queijo, molhos, temperos e vinhos são traços característicos de qualquer cidade italiana — e não é diferente em Toscana.

Na Itália, a enogastronomia é muito comum. Trata-se de pratos que têm como objetivo trazer a harmonização do vinho com a comida, tanto em questão de sabor, quanto de cores. Na cidade de Toscana, provavelmente, o prato mais famoso nos restaurantes é a linguiça de javali — ou diversas outras opções com carne de porco.

Além disso, é tradicional da região o queijo pecorino ou de Pienza, carnes de cordeiro ou de ovelha e o feijão zolfini. Não podemos deixar de lado a qualidade de seus óleos de oliva, como o Pisan Hills, Lunigiana e de Lucca.

Com diversos destinos para turismo gastronômico, fica muito mais fácil planejar a próxima viagem, não é mesmo? Aproveite essas dicas para viver a experiência de conhecer não apenas um novo lugar, como também a sua culinária.

Gostou dessas dicas? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais para que os seus amigos também conheçam esses destinos turísticos!