Vivemos em um mundo imediatista e, em consequência, temos uma rotina muito agitada. Na busca por solucionar todos as tarefas que surgem ao longo do dia (como se sair bem no trabalho, por exemplo),não é fácil priorizar as obrigações. Com isso, o precioso tempo com a família é sacrificado.

Lidar com esse dilema de tentar equilibrar a carreira e os afazeres diários com um verdadeiro momento proveitoso com quem se ama é uma realidade muito comum para muitas pessoas. Mas reorganizando sua agenda e priorizando os laços familiares é possível otimizar a qualidade de vida de todos.

Claro que alterar a rotina não é simples, porém pequenas mudanças gradativas podem gerar um grande resultado. Quer saber por onde começar? Confira estas dicas preciosas!

Comece organizando sua rotina

Essa é uma tarefa para pais e filhos também. Para organizar a rotina não é preciso um super planejamento, mas observar a forma como suas horas são gastas ao longo do dia faz uma grande diferença no balanço final. Isso porque é muito fácil despendermos mais tempo do que o necessário realizando algumas tarefas por pura distração.

Para reverter a situação, crie uma lista com o que realmente precisa ser feito. Escreva tudo no papel, assim você consegue visualizar onde está concentrando seu tempo.

Agora vem o grande segredo: passar tempo com a família deve ser um dos tópicos da sua listagem. O horário que você pretende dedicar sua atenção fica a sua escolha; o imprescindível é que esse seja um objetivo do seu dia, e não a sobra das horas restantes da rotina.

Defina suas prioridades

Parece óbvio, mas às vezes é preciso relembrar: se você decidiu ter uma família, ela é a sua verdadeira prioridade. Claro que em determinados momentos da vida damos atenção especial a algumas metas, como o trabalho, mas a família não deve ser sacrificada em função disso.

Se você está em um momento da vida em que precisa dedicar mais horas à determinada tarefa, converse com sua família, explique em que fase você está e que precisa do apoio deles.

Mesmo que você reduza o convívio, mantenha a periodicidade de atividades juntos. Sendo assim, elabore uma viagem nas férias e inclua todos no planejamento, faça pequenos passeios durante o final de semana ou divirta-se com eles em casa mesmo.

Aprenda a dizer “não”

Para alguns é fácil organizar os horários, já para outros a história é bem diferente. Se você faz parte do time que apaga incêndios diariamente no trabalho — ou mesmo na vida pessoal — é complicado estabelecer um tempo para começar e finalizar suas atividades. O efeito dessa desorganização é a troca do bem-estar em família pelos problemas.

Se você está no limite, acredite, pode ser pela falta do simples hábito de dizer não. No receio de desagradar alguém ou comprometer o emprego, acabamos nos sujeitando a realizar tarefas que não são imediatas ou nem mesmo cabíveis a nós resolvermos. Ao dizer sim para a sobrecarga de trabalho, você está falando um belo não para a sua família. Portanto, lembre-se de quais são as suas prioridades!

Crie uma programação com a família

Brinque, planeje e saiam juntos! Procure interesses em comuns, programas de entretenimento com outras famílias e atrações culturais da sua cidade. Ofereça a sua família uma programação de qualidade e dedique a eles esse tempo. Permita-se ficar longe do celular e aproveite.

Como o que conta é estar junto, busque por atividades em que vocês possam conversar. Elas vão desde a elaboração de um almoço em família a tomar sorvete.

Aproveite os pequenos momentos juntos

Cada pequena conversa e abraço conta muito, por isso, valorize a qualidade dos pequenos momentos. Sentar-se à mesa para as refeições, por exemplo, é uma ótima forma de bater um papo. Portanto, não a desperdice!

Chegue em casa e fale sobre como foi o dia, foque nas partes construtivas e deixe os problemas do lado de fora. Dedique-se a ouvir, contar piadas e a dar atenção exclusiva a sua família.

Viu só? Mudanças positivas só têm a agregar na construção do seu bem-estar em casa e ajudam a diminuir, consideravelmente, o estresse do dia a dia. Altere sua rotina, tenha prioridades e dedique sua atenção aos que você ama!

O que você tem feito para passar mais tempo com a família? Compartilhe com a gente nos comentários como você concilia a vida profissional com a pessoal!