O verão é uma delícia: mar, vento e calor fazem dessa época uma das mais esperadas do ano. No entanto, o excesso de exposição ao Sol pode trazer consequências, como manchas, flacidez, rugas, queimaduras, envelhecimento precoce e até câncer de pele.

Mas calma: nem tudo é negativo, afinal o Sol também é responsável pela produção de vitamina D. Por isso, é muito importante manter o equilíbrio. Você sabe como cuidar da pele na praia? Então, confira esta lista e aproveite o verão de forma saudável!

1. Use sempre protetor solar

O protetor solar deve ser usado sempre, principalmente antes de ir à praia. É indicado escolhê-lo de acordo com seu tipo de pele e com sua rotina, seguindo a recomendação de um dermatologista. Para adaptar-se, opte por um produto conveniente aos seus hábitos e de fácil aplicação.

Faço o uso 30 minutos antes da exposição para que a pele o absorva bem e refaça a aplicação a cada duas horas ou quando sair da água. Lembre-se de que ele é necessário mesmo em dias nublados, no inverno, durante períodos curtos, em espaços abertos ou fechados.

2. Tome Sol no horário correto

O horário mais crítico para expor-se ao Sol é entre 10 e 16 horas, pois o nível de radiação é muito alto. Logo, o ideal é tomar Sol antes ou após esse horário. Para reforçar o cuidado, confira a previsão do tempo. Lembre-se de que o sol em excesso é prejudicial à saúde, à pele, aos olhos e também causa desidratação.

Por isso, procure beber bastante água e use barreiras físicas como óculos, chapéus e roupas com proteção UV para reforçar a proteção. Abrigos como guarda-sóis são bem-vindos, afinal a radiação refletida na areia também queima a pele.

3. Adote uma rotina de cuidados

Existem algumas práticas de autocuidado que trazem benefícios a curto e longo prazo, como lavar bem o rosto no começo e no final do dia. Borrifar água termal e hidratar a pele também ajudam a preservar a jovialidade e a combater o excesso de poluição.

Se essas atividades são recomendadas em dias comuns, tornam-se imprescindíveis em dias de Sol. Para completar, adote uma frequência para aplicar hidratante labial e um protetor solar nos cabelos.

4. Conheça os produtos 

O mercado já dispõe de produtos para auxiliar a reestruturação das barreiras de proteção do tecido. Que tal um gel relaxante pós-Sol? Ou um hidratante para melhorar o conforto térmico? Aplique uma camada generosa e descanse em lugar com vento ou ar condicionado para que sua pele se restabeleça o quanto antes.

Viu como é fácil cuidar da pele na praia? Basta atentar-se para os perigos e seguir as orientações de um dermatologista. Lembre-se de que os cuidados devem ocorrer antes, durante e após a exposição. Com a prática, você vai incorporar essa rotina naturalmente e, ao longo dos anos, sua pele vai agradecer por isso. Sinta-se mais plena e radiante mesmo após um dia de Sol!

Gostou deste texto sobre como cuidar da pele? Então, compartilhe nas suas redes sociais e ajude seus amigos a desfrutar do Sol de forma saudável!